Direção:

Direção: Marcus Villa Góis

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Festival de Uma Cia Só?



Este projeto consiste na criação de um festival de espetáculos improvisados por uma única companhia de atores. Os espetáculos serão criados a partir de roteiros do século XVII da Commedia dell’Arte. Fizemos um treinamento teatral com sete atores durante 20 dias objetivando o aprendizado da técnica mascarada, da improvisação e da Commedia dell’Arte. Os ensaios específicos para a montagem e a apresentação ocorrerão duas vezes na mesma semana do espetáculo. Serão doze espetáculos diversos durante 12 semanas, duas vezes por semana.

O diretor é Marcus Villa Góis que dirigiu O Mentiroso de Carlo Goldoni, dentre outros espetáculos e roteiros improvisados de Commedia dell’Arte. Hoje ele desenvolve seu doutorado (PPGAC/UFBA/FAPESB) com a pesquisa: "Zibaldoni e Canovacci: A dramaturgia do Ator em Experimentos Inspirados na Commedia dell’Arte", sob a orientação do Prof. Dr. Armindo Bião"


O trato dado a Commedia dell’Arte é meramente deflagrador de um processo de trabalho. Os roteiros da Commedia dell’Arte são de difícil acesso, de difícil compreensão e interpretação por parte dos atores, principalmente de maneira improvisada. O diretor selecionou os roteiros e adaptou-os para os sete atores. 


O método de ensaios dos roteiros consiste na fixação dos personagens, na memorização de fragmentos de textos e na criação de cenas específicas que serão usadas pelos atores em diversos roteiros. Durante as apresentações os atores improvisarão os roteiros, mas tendo por base os textos memorizados e algumas cenas ensaiadas e coreografadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário